PÁGINA INICIAL SOBRE O SINDICATO SETOR ELÉTRICO NOTÍCIAS DO SINDIENERGIA-PE GALERIA DE FOTOS ENTRE EM CONTATO CONOSCO
Documento sem título
Como a energia elétrica é gerada?
Como a energia elétrica chega aos consumidores?
Quais as fontes alternativas de energia?
O que é energia de biomassa?
O que é uma Usina Hidrelétrica?
Como é produzida Energia em Hidrelétricas?
Como é produzida Energia em Termelétricas?
O que é Energia Nuclear?
Como é produzida Energia em Usinas Nucleares?
O que é Energia Eólica?
O que é Sistema de Transmissão?
O que é Watt-hora?

Clique para Visualizar
O que é Energia Eólica?

É a energia dos ventos, como decorrência do movimento das massas de ar. A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de idéias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia.

Existem, atualmente, mais de 30.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW.

No Brasil, algumas medidas precisas de vento, realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional, indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado. Considerando esse potencial, é possível produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termelétricas, nucleares e hidroelétricas.

A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica. Além disso, existem dezenas de turbinas eólicas de pequeno porte funcionando em locais isolados da rede convencional para aplicações diversas - bombeamento, carregamento de baterias, telecomunicações e eletrificação rural.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO POR E-MAIL
MAXIMODIGITAL.com.br - 81 - 98766.6594 - Criação de Sites